O fluído de freio também tem que ser trocado?

É necessário trocar o fluído de freio de meu carro?

Muita gente acaba se esquecendo dele, mas é muito importante verificar diariamente o nível do fluído de freio de seu veículo, é um item de extrema importância, afinal o sistema de freio é considerado um item de segurança. Além de ficar atento ao nível do fluído de freio é também importante controlar o prazo de troca do produto.

Atenção: Caso o fluído de freio esteja abaixo do nível mínimo ou com o prazo de substituição vencido o sistema de freio pode estar comprometido e trazer riscos para a frenagem!

O fluído de freio não diminui com o uso como outros líquidos do carro, caso o nível esteja entre o mínimo e o máximo não há necessidade de completar ou trocar (desde que não esteja vencido), se o nível do fluído de freio estiver abaixo do nível mínimo deve-se então acender o sinal de alerta, algo está errado!

O sistema de freio é fechado, ou seja, dentro das condições normais o fluído não deve ter perdas, caso haja a necessidade de completar é porque algo está errado, ou existe algum vazamento que deve com urgência ser reparado ou as pastilhas de freio já estão gastas e devem ser substituídas, confira nossa matéria com dicas para troca de pastilhas de freio, clique aqui.

fluido-freio-a
Reservatório do fluído de freio

Por onde vaza o fluído de freio?

Alguns pontos a serem observados são:

1 – Mangueiras (chamado de flexível de freio)

2 – Canos e conexões por onde passam o fluído (é possível controlar próximo as rodas)

3 – Vazamento pelo reparo do cilindro mestre para dentro do hidrovácuo.

4 – Cilindros de roda do sistema de freio traseiro.

fluido-freio-c

Sistema de freio hidráulico

Caso o nível do fluído de freio baixar uma luz vermelha no painel acenderá (geralmente é a mesma luz que acende quando se puxa o freio-de-estacionamento), se você baixar a alavanca do freio-de-mão e a luz continuar acesa ou ficar piscando é porque o nível de fluído está baixo e requer atenção.

fluido-freio-b
Modelo de painel com luz indicadora do freio acesa

Além de ficar atento com o nível do fluído de freio, é importante também ficar atento ao prazo de vencimento do fluido de freio, o prazo varia de acordo com cada montadora, vence a partir de 10.000 km ou até 2 anos, o ideal é sempre consultar o manual do proprietário e consultar o plano de manutenção automotiva além de sempre consultar seu mecânico de confiança.

Se você nunca parou para pensar nisto, é importante mudar os hábitos, diariamente ao verificar o nível do óleo e do líquido de arrefecimento passe a verificar o nível do fluído de freio também além de sempre consultar seu mecânico de confiança em caso de dúvidas.

Conte sempre com o Italia Ricambi, somos especializados em kits para manutenção preventiva, visite nosso site e conheça nossos produtos e soluções, clique aqui.

 

Autor: Andre’ Piccirilli
Sócio e CEO do Italia Ricambi Peças e Acessórios Automotivos e sócio proprietário da Lucar Auto Mecânica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s