Você já viu algum carro fervendo? Sabe por que isto acontece e como evitar?

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Tempo aproximado de leitura:  9 minutos

Imagine estar em seu veículo dirigindo à algum lugar importante com compromisso agendado e em cima do horário ou então curtindo uma merecida viagem com familiares ou amigos e de repente o ponteiro de temperatura sobe até o vermelho e então aquela fumaça branca começa a sair debaixo do capô, obrigando você a parar o carro e não seguir mais viagem? Frustrante não é?

E você sabe por que isto acontece? Acompanhe esta matéria tão importante que o Italia Ricambi preparou para você!

Mas afinal, o que é sistema de arrefecimento? Este sistema é responsável em manter os motores dos veículos dentro de uma determinada temperatura quando estão funcionando, ele evita que o motor esquente além da capacidade para a qual foi projetada e “ferva”, fazendo com que a água que está além da temperatura ideal seja expelida por pressão causando aquela fumaça que sai debaixo do capô além de causar danos ao motor.

Saiba que é possível tomar alguns cuidados para evitar que seu veículo ferva, mas antes, vamos conhecer alguns itens que compõe o sistema de arrefecimento:

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Mangueiras (conduzem a água do motor para o radiador e vice e versa)
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Bomba d’água (responsável por fazer circular a água no sistema)

 

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Radiador com ventoinha (recebe a água quente, a resfria e devolve para o motor)
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Válvula termostática (controla o momento correto para enviar a água quente para o radiador e receber a água resfriada no motor, efetuando a troca de calor e mantendo assim a temperatura ideal do motor)
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Sensor de temperatura (informa ao painel do veículo a temperatura da água do sistema)
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Ponteiro de temperatura no painel: recebe a informação da temperatura do líquido de arrefecimento através do sensor de temperatura e informa ao motorista através do ponteiro do relógio de temperatura do painel se a água está fria, dentro do padrão (área laranja) ou acima da temperatura ideal (H – linha vermelha), em alguns veículos o relógio de temperatura é digital.

 

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Reservatório de expansão (Tem a função de reservar água além de dispor de um espaço interno para a expansão do ar sob alta pressão do sistema em temperatura alta) Recomendação: Com o veículo frio e estacionado em uma superfície plana, controle o nível do líquido de arrefecimento e mantenha-o sempre entre as marcas MAX e MIN, se você precisa completar o líquido frequentemente, o ideal é levar o veículo em uma oficina de confiança para verificar possíveis vazamentos.

 

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Aditivo do radiador (A função do aditivo é evitar que a água ferva, mantendo-a estável).

 

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Tampa do reservatório de expansão (controla a pressão máxima que o líquido de arrefecimento pode exercer no sistema, se ultrapassar a capacidade de expansão do reservatório, sua válvula abre e então o líquido de arrefecimento fervente vaza através dela, liberando a pressão em excesso)

 

– Mas porque os carros “fervem” e soltam aquela fumaça debaixo do capô?

Os motores dos veículos geram calor quando estão funcionando, e devem ser mantidos dentro de uma faixa de temperatura para funcionar corretamente, e o responsável por isto é o sistema de arrefecimento, ele mantém o motor dentro da temperatura correta para seu pleno funcionamento. Se algo der errado no sistema de arrefecimento, o líquido do sistema irá ferver criando uma alta pressão e com isto irá ser expelido através da válvula da tampa do reservatório de expansão, por rompimento de alguma mangueira ou por algum outro lugar que não suporte esta pressão, então o líquido de arrefecimento acima da temperatura e em seu estado gasoso, produzirá a fumaça branca que vemos nos veículos que estão “fervendo”

 

-E como evito que isto aconteça com meu carro?

  • Verifique o nível do líquido de arrefecimento no reservatório de expansão sempre que for sair com o veículo, o ideal é que o veículo esteja frio e estacionado em uma superfície plana, o nível do líquido deve estar entre as marcas MAX e MIN do reservatório, caso seja necessário completar o nível com muita frequência, recomenda-se levar o veículo a um profissional para avaliação de possíveis vazamentos.
  • NUNCA abra a tampa do reservatório com o motor quente! O líquido estará dentro do sistema em alta temperatura e sob alta pressão, ao abrir a tampa com o motor quente o líquido fervente vazará com muita pressão e com alta possibilidade de causar graves queimaduras nas pessoas que estiverem por perto.
  • Ao parar em postos de combustíveis, caso o frentista peça autorização para verificar o nível do líquido de arrefecimento e informe que o nível está baixo e que precisa completar, verifique pessoalmente e veja no painel a temperatura do motor como está o ponteiro, pois não é correto avaliar o nível do líquido com o carro quente pois ele oscilará, caso fique com dúvidas, pare o veículo dentro do posto em um local plano, espere o motor esfriar e então verifique o nível, NUNCA permita que o frentista abra a tampa do reservatório com o veículo quente ou insira líquido frio com o motor quente para evitar rachaduras em algum componente do motor.
  • O ideal é que o líquido de arrefecimento seja composto por aditivo de radiador e água desmineralizada, geralmente a proporção de mistura é de 50% aditivo e 50% água desmineralizada, existem também disponíveis aditivos já diluídos na proporção informada.
  • Verifique no manual de seu veículo o prazo para troca do líquido de arrefecimento, mantenha sempre em dia e dentro do prazo de validade a manutenção do sistema.
  • Ao dirigir, sempre que possível, fique de olho no indicador de temperatura de seu veículo, caso perceba que a temperatura está subindo demais ou entrando no vermelho, o melhor a fazer é encostar o carro e esperar esfriar, caso não tenha seguro para guinchar o veículo até uma oficina de confiança ou não possa ficar no local por muito tempo, espere esfriar e saia do local, mas sempre de olho na temperatura, pois rodar com o veículo em alta temperatura pode causar danos severos no motor.
  • Mantenha a manutenção preventiva de seu veículo em dia de preferência a cada 10.000 km ou quando perceber algo errado com o carro!

 

– Vi que o líquido de arrefecimento sempre baixa no reservatório! Percebi um vazamento de água na garagem e o nível do líquido do reservatório está baixo, o que devo fazer?

Caso você perceba que o nível do líquido sempre baixa, que é sempre necessário completar o líquido, que exista marcas de líquidos onde o carro fica estacionado ou que o ponteiro de temperatura do motor está subindo e chegando perto do ponto vermelho é hora de levar o carro em seu mecânico de confiança.
Vazamentos de água causam aquecimento e danos severos no motor, tendo no final das contas que arcar com um custoso conserto de retífica do motor.
Lembre-se, os itens apresentados fazem parte de um conjunto, em alguns casos, uma mangueira do sistema se rompe e então vaza o líquido, muitas vezes, basta efetuar somente a troca da mangueira e o problema está resolvido, mas em alguns casos, algo pode estar errado, como por exemplo a válvula termostática pode estar apresentando defeito e não estar abrindo no momento correto, gerando uma pressão excessiva no sistema de arrefecimento, esta pressão irá vazar por algum lugar, no caso, pode ser por uma mangueira, a substituição da mangueira pode inicialmente resolver, mas a pressão voltará (devido ao defeito na válvula), e então, outro componente irá estourar. Por isto, é de extrema importância efetuar seja a revisão quanto a manutenção com um profissional de confiança, evite fazer serviços em casa caso não tenha experiência.

 

Estas são algumas dicas do Italia Ricambi para que você possa se prevenir contra aquecimentos no motor, e lembre-se, precisando de autopeças para seu veículo, consulte nosso site: www.italiaricambi.com.br , teremos sempre o maior prazer em atendê-lo!

Texto de: Andre’ Piccirilli (fundador do Italia Ricambi)

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